Com a utilização de FIV Fazenda Poço do Canário dobra resultados no campo


Com mais de 35 anos de tradição na criação da Raça Girolando, a Fazenda passou por um período de dificuldade na reprodução das vacas do rebanho e foi investindo em tecnologia que os resultados começaram a aparecer. Há dois anos, a propriedade que já vinha investindo forte na inseminação artificial, iniciou também a trabalhar com embriões por meio da Fertilização In Vitro. “Com a nova técnica encurtamos o intervalo de acompanhamento reprodutivo de 30 para a cada 21 dias rigorosamente.”, comenta Sérgio Pinho, veterinário do Cenatte.
 
Com desafios cada vez maiores relacionados à reprodução de rebanhos leiteiros de alta produção, a Fazenda Poço do Canário, localizada em Caetanópolis/MG, vem investindo na produção de embriões para alcançar o resultado desejado. A propriedade do Dr. José Euclides Ribeiro é atualmente administrada por seu filho, Dr. Daniel Dias Ribeiro e conta com a tecnologia e suporte técnico da equipe do Cenatte Embriões.


 

 
Sérgio lembra que na época a propriedade passou-se a utilizar intensivamente os protocolos de sincronização com progestágenos, o que neutralizou um grande problema que eles estavam enfrentando com o aumento da média de leite, que era a detecção de cios. “Com isto, o intervalo entre partos, que chegou a alcançar aproximadamente 500 dias, diminuiu para os atuais 450 dias, e já com meta de chegar aos 400 dias.”, relata.
 
Outro índice que apresentou uma melhora impressionante foi o percentual de vacas em lactação que era de aproximadamente 65% para 85%. “Apesar de termos que manter alguns animais, que são as doadoras, sem gestar, para a produção dos embriões que são utilizados pelo restante do rebanho.”, explica Francisco Vieira, gerente comercial do Cenatte. Hoje, a Fazenda registra uma média de 28,3 litros cabeça/dia.
 
A Fazenda só utiliza sêmen sexado nos processos de FIV atualmente, decisão que vem possibilitando resultados expressivos. “A cada 200 partos que realizamos 180 são de fêmeas.”, celebra Francisco. Este número, aliado ao maior cuidado com a cria e recria das bezerras, fez com que o rebanho saltasse de aproximadamente 370 cabeças - antes da utilização da FIV - para as atuais 653. O crescimento levou a propriedade a iniciar uma nova atividade na venda de bezerras e novilhas. Mais uma conquista resultado do trabalho duro da equipe da Poço dos Canários e de todo time de campo e laboratorial do Cenatte.