Hartmann Agropecuária investe em embriões para melhoramento genético do rebanho

 
Em parceria com o Cenatte Embriões a Fazenda vem obtendo ótimos resultados
 
Uma jornada de sucesso que começa cinco anos atrás com algumas vacas leiteiras, muito trabalho em família e um sonho. Assim se iniciava a história de Marcelo e Juliane Hartman, proprietários da Hartman Agropecuária no agronegócio. Produtores de leite no município de Augusto Pestana/RS o casal sempre acreditou e investiu em melhoramento genético para atingir suas metas.
 
A família Hartman relembra que logo após instalarem os primeiros animais que compraram, a propriedade também deu início a venda da sua produção para Nestlé e foi aí que sentiram a necessidade de melhorar a genética do rebanho. “Nosso objetivo era aumentar a quantidade de leite que cada animal produzia sem aumentar muito o rebanho.”, lembra Juliane.
 
E foi pensando nesse melhoramento que os proprietários aceitaram a proposta da Nestlé para um projeto de avanço genético em parceria com o Cenatte Embriões. No programa o laboratório utilizou a técnica da Fertilização In Vitro para alcançar o objetivo do produtor. Todo processo foi realizado pelo médico veterinário da Fazenda Dr. Daniel Sarturi e pelo Dr. Carlos Eduardo Gomez Martin, da In Vitro Sul – laboratório parceiro do Cenatte no Estado Gaúcho –, e contou com o uso da técnica de Direct Transfer (DT) para produção de embriões que em seguida foram transferidos em receptoras da propriedade. “Para que pudéssemos atender o cliente conforme solicitado, a melhor opção foi usar embriões DT, já que a técnica facilita a logística e contribui para um melhor aproveitamento de receptoras – uma vez que a receptora está apta realiza-se o descongelamento e transfere-se imediatamente o embrião.”, explica o médico veterinário.
 
A primeira transferência foi realizada ainda em agosto de 2018, com previsão de parto para maio deste ano. A bezerra nascida ainda este mês coloca a propriedade em uma nova etapa de melhoramento genético. “Vemos nesta bezerra um grande desafio e também uma grande oportunidade tanto para cria quanto, já pensando lá na frente, em ter condições de aspirar oócitos, produzir os embriões In Vitro e transplantá-los em nossas vacas aqui na propriedade.”, planeja o casal.